Gestão de pessoas: como reter talentos

Em tempos de extrema competitividade, em que a qualidade dos serviços prestados é o primeiro passo para o sucesso, nada mais natural que uma empresa queira reter seus talentos. 

Foi-se o tempo em que as empresas eram avaliadas somente por sua performance financeira e pela qualidade de seus produtos e serviços. Agora, as organizações também são julgadas pelo tratamento e engajamento de seus colaboradores e clientes, o que demonstra a importância das equipes nos processos e estratégias de crescimento de uma empresa. 

Mas como garantir a retenção de talentos?

Ao contratar um profissional, nenhuma empresa pensa em perder membros de sua equipe.

Mesmo porque geralmente esses colaboradores, ao longo dos anos, passam por treinamentos, cursos de atualização e por uma série de dinâmicas. 

Pensando em como reter esses colaboradores, listamos abaixo 8 fatores que contribuem para a manutenção do capital humano na empresa. Vamos a eles: 

Motivação

Uma das primeiras medidas a serem tomadas pelas empresas para reter talentos é investir em motivação. Um colaborador motivado contribui para a boa imagem da empresa, para um atendimento de qualidade e, consequentemente, para a satisfação do cliente.

Acolhimento

Para que este colaborador esteja e permaneça motivado, é fundamental que ele trabalhe em um ambiente acolhedor, com pessoas solidárias, dispostas não só a transmitir conhecimento, mas a trocar experiências. 

Ambientes profissionais receptivos promovem engajamento, interação e espírito de equipe, fatores preponderantes para o crescimento do negócio. 

Responsabilidade

Delegar responsabilidades aos colaboradores é uma forma de empoderamento. Ao conceder autoridade a este talento, você o torna responsável pelos resultados obtidos, fazendo que ele se sinta importante na tomada de decisões da empresa. 

Benefícios

Um ambiente acolhedor envolve também a valorização do profissional, o reconhecimento de suas atitudes em prol do crescimento da empresa. Há uma série de benefícios que podem ser concedidos pelas empresas aos colaboradores, muito além dos salários. 

Outro benefício que pode ser concedido pelas empresas são as pequenas pausas durante o ano, especialmente para aqueles colaboradores que bateram metas ou traçaram estratégias que geraram lucros para a empresa. 

Há ainda empresas que possibilitam “brindes” como acesso a clubes, áreas de lazer, salas de teatro, cinema, alimentação gratuita e sessões de ‘quick massage’ na própria empresa. 

Projetos

Criar um ambiente propício à inovação é um desafio para grande parte das empresas. É fundamental elaborar projetos para engajar os colaboradores de forma que eles se sintam protagonistas e responsáveis pelo crescimento da empresa. 

É importante ressaltar que todos estes fatores com foco na retenção dos colaboradores em uma empresa não estão dissociados uns dos outros. Eles devem estar alinhados à cultura corporativa, agindo de forma sinérgica para que as relações de trabalho sejam respeitosas e se traduzam em crescimento. 

Treinamento

Capacitação, especialmente em determinados postos na área de tecnologia, é um dos grandes obstáculos do mercado de trabalho no Brasil. Por isso, é importante investir no treinamento dos talentos.

A valorização do conhecimento é uma forma muito eficiente de engajar o profissional e fazer com que ele se sinta mais motivado a ampliar seu repertório profissional, buscando novos desafios. 

Comunicação interna

Diálogo entre os setores da empresa. A comunicação interna é imprescindível para a organização que pretende reter seus talentos. Equipes que conversam entre si contribuem para que as dinâmicas sejam mais alinhadas, permitindo que os colaboradores desenvolvam suas tarefas com mais qualidade e, claro, melhorando o clima empresarial. 

Para que a comunicação interna da empresa funcione, é preciso que todos os membros das equipes estejam empenhados em traçar estratégias, especialmente os gestores e diretores. É importante que os líderes da companhia entendam a importância da comunicação adequada com seus colaboradores.

Autonomia

Desenvolver um ambiente agradável, em que os colaboradores possam se expressar e ser ouvidos, ajuda na hora de retê-los. Afinal de contas, se o profissional é reconhecido como um talento, fica mais fácil oferecer a ele meios necessários para que essas qualidades sejam demonstradas.

Enfim, reter talentos ainda é desafiador para a maioria das empresas, mas quando o resultado é positivo, mais o desafio se transforma em combustível para atrair novos talentos.