+55 (44) 3227-7502

contato@imxbrasil.com.br

Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 3096 - Maringá/PR

6 dicas para criar uma equipe de alta performance

O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais dos profissionais. Não basta apenas ter um bom currículo, mas também uma série de características que irão destacar o seu perfil e garantir o título de profissional de alta performance. 

Um profissional de alta performance tem como uma das principais características a capacidade de entregar mais do que se é esperado. Ele aceita novas responsabilidades, desafios, procura sempre dar o seu melhor e pensa no coletivo, alinhando seus valores com os da empresa. 

Tempo, experiência e conhecimento são determinantes para atingir esse patamar, mas quando se consegue, os benefícios são muitos.  

Busca pela excelência

Esse tipo de profissional é de extrema importância para empresas que desejam alcançar a excelência. Pois eles ajudam a entregar resultados com mais agilidade, tornando o dia a dia mais produtivo e assumindo tarefas desafiadoras. 

Para ajudar você e sua equipe a se tornarem profissionais de alta performance, separamos 6 dicas fundamentais: 

Não adie tarefas 

Procrastinação é um dos grandes males da produtividade. Adiar tarefas para depois é um mau hábito que pode afetar o desempenho profissional e resultar em atrasos ou tarefas cumpridas em cima da hora com baixa qualidade. 

Portanto, é importante organizar suas atividades e planejar horários para que nada acabe ficando para depois. 

Uma dica é começar pelas tarefas mais simples que demandam menos tempo, para depois se dedicar àquelas que necessitam de mais esforço e que, consequentemente, ocupam mais tempo. 

Seja responsável  

O trabalho, assim como outros setores da vida, precisa ser pautado na base da confiança pela equipe. Até porque, de alguma forma, todos dependem um do outro para desempenhar suas funções. 

Então, seja responsável por suas tarefas e quaisquer atividades atribuídas a você. Quando se descumpre o que prometeu ou deixa de fazer algo por esquecimento, acaba passando a imagem de um profissional sem compromisso e pode prejudicar outros que trabalham com você. 

Se for preciso, converse com os envolvidos na tarefa e alinhe novos prazos. Dessa forma ninguém fica na mão e você consegue entregar o que foi combinado. 

Esteja disposto a receber feedbacks 

Trocar ideias, compartilhar experiências e ouvir o que o outro tem a dizer é essencial para um profissional de alta performance.

Saber ouvir feedbacks é fundamental para alcançar a excelência. Pois é por meio de críticas construtivas que você consegue enxergar pontos que podem ser melhorados para que seu desempenho no trabalho seja mais produtivo.

Identificando o que a empresa espera de sua performance, você consegue trabalhar suas fraquezas e alcançar um resultado melhor. 

Busque novos conhecimentos 

Conhecimento é algo que está em constante evolução. Não dá para se limitar ao que você já conhece, então esteja sempre atento(a) ao que está acontecendo no mundo. 

Procure o que há de novo na sua área, quais são as tendências que podem contribuir com o seu trabalho e novas fontes de informação.

Faça uso desses conhecimentos para levar insights para seu time, otimizar seu desempenho e entregar mais do que esperam de você. Workshops, cursos, webinars e palestras são ótimas fontes de novidades.  

E como as redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas, uma outra opção é seguir perfis que possam contribuir com seus objetivos. 

Compartilhe suas conquistas 

Fechou negócio com um cliente novo? Recebeu elogios de um cliente por um projeto que se destacou? Conseguiu uma certificação em uma área nova? Compartilhe! 

Muitas vezes bate uma insegurança de parecer esnobe ao falar das suas conquistas, mas são essas conquistas que podem te garantir mais autoridade, reconhecimento, aumento de salário e até uma promoção. 

Esses são detalhes que vão agregar ao seu crescimento profissional e em como você é visto no mercado de trabalho. 

Encare novos desafios 

Se tem algo que vai te tornar um profissional de destaque dentro da empresa, é aceitar tarefas que te desafiem.  

Mostrar determinação e vontade de crescer é muito bem visto pelos seus superiores.

Quando você aceita uma tarefa à qual muitos fogem, isso demonstra confiança no próprio potencial e atitude para enfrentar as adversidades que podem surgir.

A partir disso, você se torna um diferencial e um profissional de grande valor.  

Não é simples se tornar um profissional de excelência, mas ser reconhecido por seu trabalho e se tornar alguém com quem sua equipe pode contar é muito gratificante. 

Gostou deste conteúdo e quer ler mais artigos como este? Acesse o link e continue lendo nosso blog.