O termo Desenvolvimento Humano Organizacional é uma estratégia própria para empresas que pretendem melhorar o relacionamento com a equipe. Saiba mais!
Você sabe o que significa a sigla DHO? O termo – Desenvolvimento Humano Organizacional – caracteriza um conjunto de ações que tem como objetivo contribuir com a valorização dos colaboradores, além do aperfeiçoamento das competências individuais.
Extremamente relevante para as empresas, o DHO é uma estratégia própria para quem busca melhorar o relacionamento com a equipe, estimulando aspectos como valorização, pertencimento e engajamento.
A abordagem é humanizada e busca ir além de quesitos profissionais, levando em consideração características psicossociais e emocionais de cada pessoa.
É fundamental que o ambiente de trabalho ofereça condições adequadas para que os colaboradores da empresa tenham – além de equipamentos e ferramentas necessários para executar suas funções – autonomia sobre suas ideias e sentimentos, e, por isso, sejam respeitados como profissionais.
O DHO nas organizações
Se antes o departamento de Recursos Humanos das empresas exercia um trabalho mais braçal – com foco em processos de administração pessoal e de recrutamento – nos últimos anos, com a crescente necessidade de um RH mais estratégico dentro das empresas, o setor atravessa um momento de posicionamento com o objetivo de exercer suas funções de maneira mais assertiva.
O trabalho conjunto de vários profissionais que integram o corpo de funcionários das empresas é apontado por líderes capazes de pensar crítica e estrategicamente como um dos responsáveis pela eficácia dos resultados alcançados e dos objetivos cumpridos.
Sabendo disso, cabe aos líderes valorizar seus colaboradores visando o crescimento de toda a organização. Prova disso é a preocupação de determinados grupos em fortalecer o vínculo entre empresa e profissional, gerando, assim, a sensação de pertencimento.
Por esse motivo, muitas organizações optam por ter uma área exclusivamente destinada ao DHO e focada em estimular o desenvolvimento da equipe, seguindo, claro, as missões e valores propostos pela empresa.
Mas quais são os pilares para desenvolver pessoas e equipes?
Plano de carreira e pacote de benefícios
Além de oferecer remunerações que correspondam à responsabilidade do cargo, é importante que a empresa tenha um plano de carreira consistente, para que os colaboradores tenham em mente a importância do crescimento dentro da empresa.
Programa de treinamento
As plataformas de educação a distância têm se mostrado fortes ferramentas para o desenvolvimento de competências relevantes e para a construção de equipes cada vez mais qualificadas.
Atividades que envolvam games e recursos semelhantes permitem também a interação entre os participantes, incentivando a participação de todos.
Gerenciamento de competências
Ao investir em treinamento e desenvolvimento, a empresa precisa concentrar esforços na gestão de competências. São elas: as competências essenciais para a empresa, as que os colaboradores possuem e as que ainda precisam ser desenvolvidas.
Experiência do colaborador
As experiências vivenciadas pelo colaborador estão intimamente relacionadas à sua satisfação/insatisfação na empresa. Por isso, é importante que as práticas de DHO estejam em sintonia com a retenção de talentos e construção de um ambiente de trabalho agradável e produtivo.
Quais são os benefícios do DHO nas empresas?
O Departamento Humano Organizacional tem um papel importante ao ouvir lideranças e liderados para, posteriormente, analisar, de forma estratégica, as informações recebidas e o clima organizacional como um todo.
Ao contrário de uma abordagem exclusivamente econômica, em que o foco são os recursos e a renda que os funcionários podem gerar, o DHO atua na formação de profissionais por meio do desenvolvimento humano. O objetivo é olhar diretamente para as pessoas, para as oportunidades que lhes são dadas e para as capacidades/competências que todos têm.
Entre as vantagens de um DHO forte estão:
- Identificação de falhas
- Avaliação de habilidades
- Disseminação de conhecimento
- Aumento da produtividade dos profissionais
- Ambiente aberto a feedbacks
- Melhora do nível de satisfação dos colaboradores
- Crescimento da empresa
- Fortalecimento da cultura organizacional
- Atração de novos talentos
- Mais rentabilidade para a empresa
- Sensação de pertencimento
- Desenvolvimento e capacitação dos profissionais
- Redução de turnover (rotatividade)
A partir do que foi dito acima, vale destacar que o desenvolvimento humano organizacional pode ser aplicado em diversas áreas – tanto na vida pessoal quanto profissional. Basta entender que, como todo processo, este também leva tempo, mas, quando ocorre, gera resultados positivos e certeiros.