fbpx

5 dicas para quem precisa adquirir mais conhecimento

Compartilhar postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para que você trace metas e objetivos assertivos, a ferramenta DISC Innermetrix é uma plataforma que tem como foco o autoconhecimento e as tendências comportamentais das pessoas

Você está sentindo que está em uma zona de conforto e não consegue sair dessa fase? 

A qualificação e/ou atualização profissional é uma atividade fundamental, especialmente num período em que a maioria dos países apresenta pesquisas com milhares de desempregados pelo mundo. 

Segundo um levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, de 2022, elaborado a partir das novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre os membros do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias), o índice brasileiro de desemprego (13,7%) é o segundo maior – atrás apenas da África do Sul (35,2%).

Capacitação é a base para atingir os objetivos

Mas quem pensa que adquirir conhecimento se resume à leitura de livros sobre o tema de interesse ou fazer cursos de forma aleatória, engana-se. Esse processo precisa ser construído dia a dia, com foco, planejamento e autoconhecimento. 

Por mais que a sua meta possa parecer simples, a capacitação profissional é a base para que você consiga chegar ao seu objetivo de forma mais direta, com a estrutura necessária para que os empecilhos não façam você desistir de chegar até sua meta.

O mais importante é saber que não há um tempo limite para que você possa estudar e aprimorar-se. É um trabalho contínuo, que deve sempre ser estimulado. Abaixo, listamos 5 dicas para quem precisa adquirir mais conhecimento.

Mas qual é o primeiro passo para a qualificação?

Em um primeiro momento, é preciso refletir tanto sobre sua vida pessoal quanto sobre a profissional, sobre suas qualidades e habilidades. Pensar em quais pontos é possível melhorar e onde há espaço para se desenvolver ainda mais.

Uma das ferramentas da Innermetrix, capaz de oferecer aos usuários uma metodologia de avaliação, é o DISC Innermetrix. A plataforma permite compreender e medir o estilo de comportamento natural de uma pessoa.

A partir do DISC Innermetrix, é possível interpretar as preferências e hábitos de cada um dos membros de uma equipe, seja ele líder, gerente, analista etc., no dia a dia de um ambiente laboral ou até mesmo na resolução de conflitos/crises.

O instrumento permite a avaliação de quatro dimensões do comportamento humano: dominância, influência, estabilidade e cautela. Entre as aplicabilidades da ferramenta destacam-se: Desenvolvimento de equipes, Recrutamento e seleção, Desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, Interação com membros da equipe, Liderança e gerência e Resolução de crises e conflitos.

Trace estratégias: mãos à obra 

Após a análise dessas questões, anote quais ações você precisa fazer para conseguir alcançar sua meta, subindo de degrau em degrau, realizando objetivos menores. Esteja determinado para colocar isso em prática todos os dias.

O autoconhecimento é um dos principais fatores para um bom desempenho no mercado de trabalho. A princípio, autoconhecer-se pode parecer difícil se você não consegue se conectar consigo mesmo. 

Tire um tempo para se analisar 

A partir do autoconhecimento, você pode fazer descobertas sobre si mesmo. Defina suas qualidades, capacidades e pontos em que você não é tão bom assim e que podem e devem ser melhorados.

Além disso, também é possível aprender a lidar com todos esses aspectos e encontrar respostas para o desenvolvimento constante, tanto na vida pessoal como profissional.

Ser determinado ajuda na evolução, já que muitas vezes ficamos com preguiça de fazer algo por puro comodismo. É a famosa zona de conforto. Então, tenha metas e esteja focado em atingi-las. Isso faz com que a gente deixe esse lado desmotivado de lado.

Dedique-se diariamente

Muitas vezes, nos acomodamos em nossa área de conforto e, com isso, acabamos perdendo oportunidades por não estarmos prestando atenção no que acontece à nossa volta.

Os avanços tecnológicos, estratégias e técnicas estão a todo momento aparecendo em nossas vidas. Ser curioso é o pontapé inicial para aprender, mantendo sempre o processo para se desenvolver profissional e pessoalmente de forma ativa.

Assim como a tecnologia, o mercado de trabalho passa por mudanças constantes.

E por mais que saibamos disso, muita gente ainda anda sem foco diante de situações que deveriam ser previstas.

Aprenda sempre

Por mais que uma empresa possa ter muitos funcionários competentes e com nível técnico similar, quando surgir uma oportunidade em um cargo superior, não há dúvidas que o funcionário com habilidades interpessoais e de liderança será o escolhido. Essas habilidades podem ser aprimoradas e treinadas sempre.

Você até já pode ter alcançado suas principais metas, mas é fundamental se empenhar e manter o comprometimento sempre ativo. 

Como dito anteriormente, a definição de metas e objetivos é o primeiro passo para a conquista de novas competências, e, consequentemente, o caminho para alçar novos voos.

Inscreva-se para a nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo sobre gestão de pessoas

Assuntos relacionados