5 passos para gerir melhor o seu tempo

Compartilhar postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A gestão de tempo tem se tornado uma habilidade cada vez mais valiosa no mundo dos negócios, as empresas estão em busca de candidatos que além de competências técnicas, saibam gerir de forma ordenada suas tarefas e prioridades.

Gerir melhor o seu tempo poderá transformar não só a área profissional, mas também sua vida pessoal.

Neste artigo vamos ajudá-lo a se organizar com 5 passos para gerir melhor o seu tempo, nos acompanhe!

O que é Gestão de tempo?

Subjetivamente, podemos definir a Gestão de Tempo como a habilidade de organizar o seu tempo de forma objetiva e planejada, dedicando o período ideal de horas / minutos devidos e necessários para a execução de cada tarefa ou atividade.

A verdade é que o conceito de gestão de tempo é bem mais amplo que isso, a administração do tempo é uma habilidade que precisa ser exercida cotidianamente para trazer resultados positivos à rotina de qualquer indivíduo, seja no contexto profissional ou pessoal.

Para começar a trilhar os caminhos da gestão de tempo, selecionamos 5 passos que quando adotados, refletirão em uma melhor gestão do tempo.

– 1° Passo – Monte um Cronograma

Esse passo é muito importante para a otimização de tempo, principalmente quando falamos de gestão de tempo no trabalho.

Relacione todas as suas demandas, tarefas, atividades, pessoais ou profissionais que você costuma realizar diariamente e que consumam parte considerável do seu tempo.

Descrever as suas atividades permitirá que você tenha maior visibilidade do que de fato está consumindo o seu tempo durante o dia.

Com base nessa “lista” você poderá definir prioridades de execução e determinar quanto tempo cada item levará para ser realizado, ou até mesmo cortar itens da sua lista que sejam dispensáveis e improdutivos.

A organização é a peça chave de uma boa gestão do tempo, então mantenha sempre o cronograma atualizado, ao adotar essa prática logo será possível perceber como o tempo está sendo empregado de forma mais produtiva.

– 2° Passo – Adote a utilização de uma agenda

Ao relacionar todos as atividades em um cronograma, foi possível realizar o planejamento e estabelecer o tempo ideal a ser gasto em cada tarefa.

A agenda será seu “assistente” para lembrá-lo quais tarefas precisam ser realizadas naquele dia, quais reuniões estão agendadas, viagens e etc.

A agenda é importante, pois irá garantir que você saiba tudo que precisa ser executado diariamente.

– 3° Passo – Fuja de armadilhas como a Procrastinação

Quando nos deparamos com alguma tarefa monótona, complexa ou desafiadora em determinados momentos, tendemos a procrastinar.

A procrastinação nos leva a delongar ou adiar uma tarefa que precisa ser executada, seja ela importante ou não.

A procrastinação é um grande vilão da gestão de tempo, pois além de atrasos em suas entregas, ela também trará a sensação de improdutividade, e isso pode afetar o seu desempenho no contexto geral e até mesmo a sua motivação em trabalhar. 

Então se uma tarefa precisa ser feita, execute-a dentro do prazo estabelecido, quanto antes uma atividade “difícil” for concluída, mais rápido você poderá partir para atividades que despertem mais o seu engajamento.

– 4° Passo – Tenha Disciplina

A disciplina é essencial para o sucesso da gestão de tempo, e aqui abrangemos o conceito para todas as áreas, por exemplo, você pode acabar perdendo tempo com outras atividades como navegar na internet e conferir suas redes sociais em horários que deveria estar focado na execução das atividades estabelecidas para aquele período de tempo.

Muitas vezes paramos para responder um whatsapp importante ou atender uma ligação e quando nos damos conta já se passaram mais de 15 em outras redes sociais.

Claro que pausas são importantes e saudáveis para garantir uma rotina equilibrada, mas execute-as nos tempos estabelecidos para tal, se você interromper uma atividade no meio de sua execução para usar o celular, por exemplo, levará muito tempo para conseguir pegar o ritmo novamente.  

– 5° Passo – Descanse

Tão importante quanto se organizar, planejar, ter disciplina e não procrastinar, é manter o seu corpo e mente saudáveis, por isso, tente manter um sono regular, dormir no mesmo horário todos os dias e fazendo no mínimo 8 horas de sono noturno. 

Se manter sempre produtivo gasta energia e pode gerar uma grande carga de stress. O sono é um dos melhores meios de reparação que o organismo possui, então para garantir que seu corpo acorde pronto para a rotina diária, invista em hábitos de sono saudáveis. 

A adoção de pequenos hábitos pode fazer a diferença em sua carreira e também em vida, experimente!

Inscreva-se para a nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo sobre gestão de pessoas

Assuntos relacionados

Artigos Educativos

Como aumentar sua produtividade em 2020

Chegou a hora de dar a adeus a procrastinação e alcançar níveis geniais de produtividade em 2020. Se tornar-se mais produtivo e utilizar seu tempo

Open chat
Powered by
X