fbpx

5 pilares para uma gestão estratégica de pessoas

Compartilhar postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O ativo mais importante de uma empresa são seus colaboradores e se engana quem pensa o contrário. 

Afinal, o trabalho dessas pessoas, desde a recepção até a área comercial, é dar o melhor de si para que a organização tenha o melhor desempenho possível e alcance bons resultados.

Uma empresa que entende que seus funcionários são essenciais para o crescimento do negócio, também sabe que uma gestão estratégica de pessoas é a chave para o sucesso. 

Se você quer saber o que é gestão estratégica de pessoas e como aplicar essa tática na sua empresa, continue a leitura. 

O que é a gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de pessoas é a ponte que une os objetivos da organização com o desenvolvimento das pessoas que fazem parte do time. 

Trata não só do desenvolvimento da equipe, mas busca solucionar problemas, avaliar os colaboradores e criar ações que proporcionem a evolução do pessoal junto às estratégias do negócio. 

A gestão estratégica de pessoas também é uma solução para problemas como a alta taxa rotatividade na organização. Pois, quando a empresa se compromete a treinar seus colaboradores e educá-los com a cultura da organização, a necessidade de procurar por talentos para suprir demandas que poderiam facilmente ser atendidas por quem já está naquela função, diminui.

O processo de gestão estratégica de pessoas têm início ainda na fase de seleção, mas acompanha o funcionário durante a jornada na organização. Pois é assim, por meio da comunicação e avaliação de desempenho, que a empresa entende as áreas de melhorias que podem ser feitas e os treinamentos que podem ser oferecidos. 

Quais são os principais benefícios de uma gestão estratégica?

Uma boa gestão estratégica de pessoas pode gerar inúmeros benefícios para uma organização. Quando todos estão com expectativas alinhadas, tem propriedade nas atividades sob sua responsabilidade e estão produzindo bons resultados, é claro que a empresa só tem a ganhar! 

Mas os principais impactos positivos são:

– Fazer com que os colaboradores se sintam valorizados 

– Aumentar a produtividade do time 

– Diminuir a taxa de turnover 

– Retenção de talentos

– Criar vantagem competitiva para a organização

– Estratégias alinhadas com todos os colaboradores

Quais são os pilares da gestão estratégica de pessoas?

São cinco os principais fundamentos de uma gestão estratégica.

1. Treinamento e desenvolvimento

Treinamento é essencial para qualquer profissional, independentemente de quão especializado ele seja. Ao entrar para uma nova empresa, o funcionário precisa ser introduzido à cultura organizacional, ser apresentado aos valores e políticas do negócio e conhecer o papel que ele vai assumir junto à equipe.

Mas, além disso, é importante que os funcionários que já são parte da empresa estejam em constante desenvolvimento e atualização, de forma que o aprendizado seja contínuo.

2. Comunicação assertiva

Manter uma comunicação clara com o time faz total diferença em uma gestão estratégica de pessoas. 

Quando o colaborador entende o que é esperado dele, o trabalho flui muito melhor, evitando mal entendidos, falhas de comunicação e desalinhamento. É importante estabelecer uma linha de feedbacks construtivos, ajudando o funcionário a entender pontos que podem ser melhorados. 

No entanto, a comunicação precisa ser uma via de mão dupla. Criar um ambiente onde o funcionário também sinta-se à vontade para compartilhar os pontos de melhoria em relação à gestão é fundamental!

3. Remuneração e benefícios 

Oferecer salários justos de acordo com o mercado é muito importante para demonstrar o quanto o trabalho do colaborador é valorizado. 

Programas de benefício ou bônus por desempenho também são boas estratégias  como atrativo e estímulo para a equipe!

4. Liderança

Contar com um líder preparado, que saiba motivar, engajar e guiar o time durante processos e na aplicação de novas estratégias é fundamental para uma gestão estratégica de pessoas. 

5.Trabalho em equipe

Reforçar a importância da união da equipe é o foco desse pilar. Uma organização é formada por diversas pessoas que ocupam cargos diferentes e trabalham em setores distintos. 

Porém, no final, o objetivo de todos é o mesmo: entregar bons resultados para a organização. E a melhor forma de fazer isso é com uma equipe unida e engajada. 

Como ficou claro no artigo, a gestão estratégica de pessoas faz toda a diferença para o crescimento da empresa. Então, se o foco de sua organização ainda não é esse, está na hora de repensar as estratégias.

Se quiser ler outros conteúdos relacionados à gestão inteligente de pessoas, acesse nosso blog!

Inscreva-se para a nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo sobre gestão de pessoas

Assuntos relacionados