Autoridade para coaches: Como passar credibilidade?

Autoridade para coaches - Como passar credibilidade

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Coach é o profissional que se qualificou para auxiliar pessoas (coachees) no desenvolvimento de habilidades e competências que vão ajudá-las a alcançar objetivos profissionais e pessoais.

Neste contexto, é essencial que o coach seja visto como um profissional de confiabilidade, afinal estamos falando de algo muito sério que é o desenvolvimento de pessoas, e as pessoas que partem em busca do apoio de um coach vão optar por profissionais que possuem autoridade e domínio nesse segmento.

Para o coach alcançar esse nível de credibilidade, é importante ele focar em algumas iniciativas que o ajudarão a construir a autoridade necessária para o exercício dessa profissão. Se você se interessou neste contexto, invista seu tempo e nos acompanhe nestas ideias.

  • Como abrir e conquistar espaço no segmento do coaching?

Com a popularização do processo de mentoria através do coaching, muitos profissionais da área têm presenciado uma grande ascensão de pessoas e empresas na prática dessa consultoria para o desenvolvimento pessoal e corporativo.  

Porém, como em todos os mercados, existem os profissionais especialistas, e existem os aventureiros, que muitas vezes, não possuem o devido conhecimento exigido para o cargo.

No sentido de facilitar para o coach mostrar ao seu público e potenciais clientes a sua habilidade e competência no exercício do coaching, trouxemos algumas diretrizes simples, mas que serão determinantes para você mostrar que de fato é um coach com conhecimento e credibilidade.  

1) Se especialize no exercício do Coaching

Muitos coaches entram nesse mercado após participar de cursos de capacitação focados em coaching. Porém, após esta qualificação inicial, grande parte dos profissionais deixam de buscar novas fontes de conhecimento na área.

Esse é um item determinante para alcançar a autoridade e a credibilidade para coaches. Verificamos que um profissional que atua com desenvolvimento humano/organizacional, obtém melhores resultados quando está em constante processo de desenvolvimento e aprendizado. Na prática, isso quer dizer que o coach consegue fornecer ao seu coachee melhores elementos e ferramentas para o desenvolvimento das sessões, isso certamente refletirá em resultados mais positivos.

2) Desenvolva uma metodologia própria

Se você é um coach e ainda não desenvolveu uma metodologia própria de trabalho, saiba que esse item pode contribuir e muito para acelerar os seus resultados no coaching.

Depois de uma certa vivência, você já sabe que há certos caminhos a seguir que potencializam o retorno junto ao seu coachee. Então é a hora de estruturar isso para que você tenha uma linha de atuação mais clara junto aos seus clientes e obtenha maior efetividade do processo.

3) Utilize softwares de mapeamento

Aqui está a chave que é um verdadeiro divisor de águas no desenvolvimento das consultorias de coaching. Existem no mercado opções de ferramentas com comprovação científica, que mapeiam características, e revelam os perfis comportamentais dos indivíduos.

Os coaches que utilizam essas ferramentas ganham (e muito) em produtividade e efetividade do processo de coaching. Isso porque um instrumento científico de mapeamento de perfil traz dados e informações tangíveis, possibilitando ao coach entender melhor o perfil do seu cliente e como trabalhá-lo com maior assertividade. Além disso, permite comparar o antes e o depois de um processo, ou de uma etapa do processo de coach.

Em caso de consultorias de coaching para empresas, principalmente na área de RH, esses softwares contribuem para, além de identificar perfis, diagnosticar a performance de equipes e organizações, e assim, direcionar as ações com base nos resultados obtidos. Isso possibilita um elevado nível de precisão nas ações propostas.

Em se tratando de recrutamento e seleção os benefícios são ainda maiores. Um software de mapeamento de perfis comportamentais permitirá, por exemplo, encontrar de forma assertiva o perfil que esteja de acordo com a necessidade de uma determinada vaga. Dessa forma têm-se um ganho de tempo e efetividade significativos, que sem a ferramenta, talvez não fosse possível.

4) Desenvolva e divulgue conteúdos relacionados ao seu trabalho

Aqui temos outro ponto importante para o coach, que é o desenvolvimento de materiais e conteúdos. Isto auxiliará as pessoas a visualizarem o potencial do seu trabalho e assim, estabelecerem parcerias com você.

Outra forma de explorar isso é através de depoimentos de clientes que já participaram de sessões com você, ou que estão em processo de mentoria e possam falar um pouco de como a experiência está sendo positiva.

Dessa forma, outras pessoas, profissionais e empresas, que estão em busca de um coach, poderão reconhecer em você o profissional que necessitam, e certamente se interessarão por seu portfólio.

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