Características de um líder 4.0 – Saiba como se tornar um

Compartilhar postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O mundo corporativo está em constante evolução, essa é uma verdade conhecida por todos, novas tecnologias, metodologias e formatos de negócios tem surgido a cada dia.

Junto com o ritmo acelerado das organizações, os profissionais têm se desenvolvido para atender/superar as expectativas demandadas no competitivo mercado de trabalho.

A Liderança 4.0 é um exemplo de como é preciso se desenvolver acima da média para alcançar resultados extraordinários.

Em nosso artigo Características de um líder 4.0 – Saiba como se tornar um, vamos mostrar as principais particularidades desse estilo de gestão tão almejado, confira conosco.

Entenda o que é liderança 4.0

A Liderança 4.0 é o futuro da liderança nas organizações, é um estilo de gestão disruptiva que está preparando profissionais com base nos avanços tecnológicos, para atuar em um mercado inovador, flexível e altamente produtivo.

É um conceito relativamente novo que teve origem do que é descrito como a 4° revolução industrial, que retrata o momento econômico que o mercado tem vivenciado.

Qual o papel do líder 4.0

Por muito tempo o mercado enxergou as lideranças em um papel centralizador, com estruturas hierárquicas engessadas, pouca comunicação e dificuldades para se adaptar a grandes mudanças.

Mas esse papel mudou, o líder empresarial 4.0 é aquele profissional que chegou para descentralizar tomadas de decisões, quebrar padrões visando o crescimento da equipe e da organização, sendo um líder aberto, receptivo e ágil.

Além disso o líder 4.0 está atento as tecnologias disponíveis e as habilidades de cada integrante de sua equipe, visando extrair o máximo potencial dos recursos disponíveis ao seu alcance, buscando alcançar a excelência de resultados através da sua própria equipe.

  • Características necessárias para se tornar um Líder 4.0

– Ser Coerente

Vamos iniciar por esse aspecto importantíssimo na gestão 4.0: a coerência, que não é um aspecto tão desconhecido dos líderes, afinal é uma competência que sempre existiu no perfil de todo líder de sucesso.

A Coerência que citamos aqui se refere a conectar fala e ação no mesmo discurso, um líder que possui um discurso motivador onde afirma reconhecer as limitações pessoais de cada colaborador, mas que age de forma opressiva e invasiva não está sendo coerente, automaticamente essa incoerência resultará em instabilidade na forma como a equipe enxerga essa liderança, não gerando confiança e impactando na produtividade tanto da equipe quanto do líder.

– Inteligência Emocional

Essa habilidade é essencial para um profissional de sucesso, na liderança 4.0 então ela se torna praticamente obrigatória.

A inteligência emocional é a capacidade de gerir as suas emoções no contexto profissional, não permitindo que as mesmas influenciem nas tomadas de decisões ou afetem sua tratativa com seus colegas e liderados.

Basicamente é separar e processar suas emoções de forma inteligente e racional, evitando que elas afetem seu julgamento.

A inteligência emocional ajudará o líder 4.0 a lidar com conflitos dentro da equipe dar e receber feedbacks de forma construtiva, além de garantir uma gestão imparcial e coesa.

– Gestão Descentralizada

Esse talvez seja um dos aspectos mais difíceis para atingir a liderança 4.0, isso porque a cultura do líder naturalmente é de centralizar decisões importantes, grandes projetos e assim por diante.

Para se tornar um líder 4.0 é necessário que o profissional entenda que para ganhar em agilidade, foco e produtividade, a sua equipe deve ser capaz e estar preparada para tomar decisões sozinha, assumir riscos e resolver problemas sem que o líder precise “sentar ao lado” para ajudar.

Claro que o líder é um papel de apoio a equipe e deve estar acessível sempre que necessário, porém esse “poder e responsabilidade” também será compartilhado com a equipe.

– Gestão Estratégica

O Líder 4.0 é um líder focado em resultados e em pessoas, buscando sempre formas de inovar fazer mais e melhor, mas para que isso ocorra esse líder precisa estar em constante processo de aprendizagem, conhecimento nunca é demais, e na liderança 4.0 essa premissa é muito bem empregada.

A busca por conhecimento irá resultar em um líder mais preparado que saberá usar melhor os recursos disponíveis, irá dirigir a equipe com maior disposição e organização, além de tudo isso, o líder 4.0 deve descentralizar também o seu conhecimento, resultando em uma equipe altamente preparada e eficiente.

Perceba que as características da gestão 4.0 são muito semelhantes a gestão convencional, porém aqui falamos em excelência e alta performance de gestão, dedicando tempo e investindo em pessoas para que os resultados sejam obtidos, características essas que são indispensáveis para o líder 4.0.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre esse universo? Fique ligado em nosso blog e confira nossos conteúdos exclusivos.

Inscreva-se para a nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo sobre gestão de pessoas

Assuntos relacionados

Artigos Educativos

Como aumentar sua produtividade em 2020

Chegou a hora de dar a adeus a procrastinação e alcançar níveis geniais de produtividade em 2020. Se tornar-se mais produtivo e utilizar seu tempo

Open chat
Powered by
X