Como as soft skills se tornaram o fundamento para uma alta performance

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O mercado corporativo tem se desenvolvido a passos largos. Para acompanhar esse crescimento, os colaboradores estão precisando se reinventar, e isso vai além das suas competências e habilidades técnicas.

Vamos fazer uma breve reflexão. Você saberia dizer quais as suas principais soft skills? Você saberia dizer hoje, quais as soft skills você mais utiliza no seu ambiente profissional? Ou quais as soft skills você deveria se apoiar para obter o máximo de sua capacidade produtiva?

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre as tão ultimamente mencionadas soft skills. E se por acaso você desconhece uma ou mais das perguntas acima, é melhor nos acompanhar nesta leitura. Vamos?

O que são soft skills?

O termo soft skills quer dizer habilidades cognitivo-comportamentais que todas as pessoas possuem. Elas se relacionam com o comportamento, com os valores e com a forma de pensar e se decidir de um indivíduo. Assim sendo, cada um de nós possui seu próprio conjunto de habilidades únicas, que foram obtidas através do nosso processo de socialização, cultura, educação, integração com ambientes, interpretação de realidade, experiências com pessoas, entre outros.

As soft skills afetam desde os relacionamentos interpessoais no ambiente familiar, até a forma como tomamos nossas decisões mais importantes no ambiente de trabalho. O grande desafio no campo das soft skills é que elas não são aprendidas da mesma forma que as habilidades técnicas ou teóricas, sendo assim, mais difícil desenvolvê-las, mas não impossível.

Qual a importância que as soft skills representam no mercado de trabalho?

Em uma organização, as soft skills necessárias a cada função são dinâmicas, variando de acordo com o tipo de cargo e atribuições de cada colaborador.

Aqui podemos citar por exemplo, um vendedor deve possuir soft skills diferentes das necessárias a um programador de softwares e vice-versa.

As soft skills podem ser avaliadas antes mesmo da contratação, ainda no processo seletivo, no caso de um novo colaborador. Igualmente, exercer uma atividade que esteja em alinhamento com as soft skills necessárias para esta função fará com que os resultados sejam ainda melhores e o nível de performance seja sempre alto, pois estará utilizando recursos dos quais naturalmente já se possui acesso. Isso trará não apenas benefícios para sua carreira, como para sua vida pessoal e seus relacionamentos.

E caso você careça de alguma habilidade que julgue essencial, saiba que, ao reconhecê-la e mensurá-la, se torna possível desenvolvê-la – porém, requer esforço extra, e o tempo necessário para que as conexões neurais se fortaleçam neste novo acesso. A prática sempre favorece o desenvolvimento.

Qual a importância das soft skills para lideranças?

As pessoas que exercem ou que almejam desempenhar um papel de liderança precisam estar em sintonia constante com suas soft skills mais desenvolvidas. Isso porque a clareza acerca dessas habilidades é essencial nas pessoas que ocupam cargos de liderança.

Podemos citar algumas habilidades como: empatia, trabalhar sob pressão, flexibilidade, resiliência e inteligência emocional. Todas elas são soft skills e todas elas, assim como diversas outras, são essenciais para que as pessoas exerçam seus papéis de liderança com assertividade.

Quais as principais soft skills necessárias para uma alta performance?

Para as pessoas que desejam alcançar a mais alta performance em suas atividades, é necessário primeiramente conhecer todas as suas soft skills, desde as mais desenvolvidas, até quais são as mais importantes atualmente nas funções que exercem, ou então, para as funções que desejam exercer.

Importante é saber que muitas das pessoas no mundo que possuem os melhores níveis de performance em suas áreas de atividades, sabem exatamente quais são suas principais habilidades cognitivo-comportamentais e se apoiam nelas para atingirem seus resultados. E é exatamente isso que lhes permite alcançar os níveis geniais de produtividade.

Alguns exemplos de soft skills:

  • Atitude Empática:

Avalia a capacidade de uma pessoa, de perceber e compreender os sentimentos e atitudes dos outros, ou se colocar no lugar do outro.

  • Planejamento a Longo Prazo:

Avalia a habilidade de uma pessoa para identificar e avaliar recursos e planejar a utilização deles durante a execução de projetos abrangentes e de grande relevância.

  • Orientação para Resultados:

Avalia a competência da pessoa em identificar as ações necessárias para completar tarefas e obter resultados.

  • Autoconfiança:

Avalia a habilidade de uma pessoa em desenvolver e manter a força interior com base no desejo de êxito e na convicção de que possui as capacidades necessárias para chegar ao sucesso.

  • Autodireção:

Avalia a motivação interna de uma pessoa para se superar e acreditar no caminho profissional que escolheu.

  • Consciência de Papéis:

Avalia a capacidade de uma pessoa de ser consciente de seus papéis no mundo ou dentro de um ambiente específico, além de compreender expectativas e como estas devem ser alcançadas.

Ferramentas para auxiliá-lo no desenvolvimento das soft skills

Se você percebeu que precisa conhecer melhor e trabalhar suas habilidades cognitivo-comportamentais, porém não sabe qual é o primeiro passo neste processo, a realização de um assessment acompanhado por uma devolutiva profissional, pode ser muito positiva para o reconhecimento de suas soft skills.

Tenha em mente que todo processo de mudança cognitivo-comportamental pode ser desafiador, e contar com a assessoria de um coach ou terapeuta, pode facilitar muito a sua compreensão desse processo.

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