É cada vez mais comum ouvir que profissionais sofrem com síndrome de burnout ou ansiedade. A pressão do ambiente de trabalho, a alta competitividade e a falta de reconhecimento por parte da gestão podem levar o colaborador à exaustão física e mental, queda na produtividade e desmotivação, influenciando diretamente no rendimento da organização.
Por isso, cuidar da saúde organizacional de sua empresa é essencial para manter um bom ambiente de trabalho, além de assegurar o bem-estar de seus funcionários e manter os objetivos alinhados.
O papel da saúde organizacional é olhar para a empresa como um todo, garantindo condições de trabalho adequadas, zelando pela qualidade de vida e buscando criar uma boa relação entre os colegas. Além disso, tem como função manter os colaboradores satisfeitos com seus cargos. Ou seja, tudo que envolve um ambiente profissional harmônico é de responsabilidade da saúde organizacional.
Mas como você pode melhorar o ambiente de sua empresa?
Com a ferramenta OHC da Innermetrix, fica muito mais fácil entender como o colaborador se sente e buscar melhorar as áreas que precisam de atenção. Conheça mais a plataforma e saiba como estimular a saúde organizacional de sua empresa.
O que é o OHC?
Organizational Health Check-up (OHC) é a nossa solução que avalia o desempenho e a performance da empresa como um todo, gerando um diagnóstico preciso e eficiente. Dessa forma, você consegue entender como está o alinhamento da sua equipe com os valores e políticas da empresa.
A partir dos resultados do Exame de Saúde Organizacional, você terá clareza e assertividade para implementar as mudanças e melhorias necessárias para manter sua equipe motivada e sua empresa em desempenho máximo.
O resultado tem como base a análise do desempenho de 11 dimensões de comportamento empresarial que determinam o sucesso do seu negócio. Cada uma delas ajuda a identificar como o colaborador se sente com relação a liderança, cultura e até mesmo em relação ao próprio papel dentro da organização.
Por meio de sentenças objetivas, o colaborador pode avaliar como se identifica com cada uma delas. Sendo assim, o OHC te permite ter uma noção concreta sobre os pensamentos da sua equipe em cada área avaliada.
Por que utilizar a nossa ferramenta para avaliar a Saúde Organizacional da sua empresa?
Confiabilidade
O teste foi desenvolvido pelo especialista em Axiologia e CEO da Innermetrix Inc, Jay Niblick. Sendo autoridade mundial no assunto, Jay possui patentes e direitos autorais em diversas metodologias e instrumentos que identificam e desenvolvem o talento humano.
Praticidade
De forma simples e rápida, o colaborador pode responder as perguntas em questão de minutos. O teste OHC é prático e objetivo, desenvolvido para obter as respostas do seu time de forma inconsciente, de modo que o diagnóstico seja o mais assertivo possível.
Profundidade
Para conseguir o máximo de precisão, o teste conta com 55 perguntas que identificam as áreas que mais precisam de atenção dentro da empresa. O relatório apresenta estatísticas e informações que vão te ajudar a criar e implementar estratégias baseadas na necessidade de cada área.
Singularidade
Nossa pesquisa de saúde organizacional, por meio da conexão com o ADVanced Insights Profile, permite que você entenda o motivo das respostas. Assim, proporcionando muito mais clareza sobre os sentimentos de seus colaboradores em relação à empresa.
Quais são as 11 dimensões analisadas no teste?
- 1 – Pessoal
Como o colaborador percebe o próprio papel dentro da empresa e a satisfação com o trabalho.
- 2 – Alinhamento de equipe
Mede como o colaborador enxerga os sentimentos dos colegas de trabalho em relação à empresa.
- 3 – Colaboradores
Aqui avaliamos como o colaborador enxerga outros membros da empresa.
- 4 – Eficácia da equipe
Esta dimensão busca entender o que o colaborador pensa sobre o desempenho das demais equipes.
- 5 – Liderança
O propósito desta dimensão é entender como o colaborador enxerga a liderança das equipes.
- 6 – Estratégia e planejamento
Nesta dimensão, o colaborador pode avaliar como se sente sobre a estratégia e as diretrizes do negócio.
- 7 – Serviço ao cliente
O colaborador também pode considerar como ele percebe a atenção direcionada aos clientes.
- 8 – Vendas e marketing
Neste ponto, o colaborador mede a percepção dele dos serviços de marketing.
- 9 – Operações
Na nona dimensão, é observado o que o colaborador sente sobre o sistema de operações da empresa.
- 10 – Cultura
Uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa é sua cultura. E com essa dimensão, você entende o nível de satisfação do colaborador com a conduta que está sendo seguida.
- 11 – Gerência
E por fim, na última dimensão, você identifica como o colaborador se sente em relação às figuras de liderança da organização.
A ferramenta OHC é a solução ideal para gestores que desejam proporcionar o melhor desempenho de sua empresa, estimular seus profissionais a alcançar a alta performance e estar em constante evolução. Com o resultado da avaliação, traçar novos planos de ação e estabelecer novas estratégias para aprimorar o crescimento de sua equipe e empresa tornam-se tarefas muito mais simples.