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Conheça 6 tipos de cultura organizacional

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Ela é considerada a essência da empresa, com suas normas, regras de conduta e comportamentos. Estamos falando da cultura organizacional, que concentra também a visão, os valores e a missão da organização. É como se todos os colaboradores, independentemente do setor, ‘falassem’ a mesma língua. 

Portanto, a cultura organizacional é fundamental para nortear os caminhos a serem seguidos, os deveres e direitos, assim como a rotina dos profissionais. É ela que faz com que os colaboradores acreditem na organização e, consequentemente, transmitam essa credibilidade aos clientes e se esforcem para obter bons resultados. 

Mas quais são os principais tipos de cultura organizacional?

Há várias formas de conduzir a cultura organizacional dentro de uma empresa, de acordo com os objetivos e com o perfil da organização. A partir da definição dessas normas, os profissionais passam a adotar comportamentos, que se tornam um reflexo da linha de pensamento da empresa.

Listamos abaixo 6 tipos de cultura organizacional. Acompanhe:

Cultura de funções

Geralmente é mais utilizada em instituições públicas. Com foco nos regulamentos e normas, costuma ser inflexível, muito pautada nas funções de cada equipe e de cada colaborador. Frequentemente exige muito tempo na execução de tarefas.

Cultura de tarefas

Embora o nome seja similar ao anterior, elas se diferem. É uma cultura mais flexível, que leva em consideração a improvisação, o ritmo pessoal dos envolvidos. Aspectos socioemocionais e regras são menos valorizadas.

Cultura do poder

Como o próprio nome diz, é aquela cultura pautada pela valorização das relações hierárquicas. Por um lado, tem vantagens como organização e disciplina, mas por outro incentiva a competição extremada e pode gerar brigas internas ou disputas por cargos a qualquer preço. 

Cultura da inovação

É a ‘menina dos olhos’ entre os tipos de cultura organizacional. Na maioria das vezes, é implantada em empresas em franca evolução, com projetos inovadores e abertas a novas ideias e propostas. Cada negócio tem um foco bastante definido, que pode sofrer ajustes caso seja necessário, à medida em que os projetos vão sendo implantados. 

Cultura de pessoas

O foco são as pessoas. É apontada como a cultura da valorização das ideias, dos talentos e, geralmente, é encontrada em empresas relativamente novas, formadas por profissionais modernos e com espírito empreendedor. 

Cultura da marca

Seus seguidores literalmente ‘vestem a camisa’ da empresa. Mais do que vestir a camisa, essa cultura prevê que os colaboradores realmente acreditem nos preceitos da organização e em seus princípios éticos. Entre os aspectos estão o compromisso com o trabalho, a busca por bons resultados, o reconhecimento dos colaboradores e a motivação entre equipes. 

Entre os itens que levam a uma cultura organizacional forte, que realmente definam a empresa estão elementos como:

– Inovação: estímulo a novas ideias, propostas e projetos.

– Investimento no colaborador: oferta de benefícios, cursos, atitudes que motivam a equipe.

– Busca de resultados: foco no crescimento das vendas e no bom atendimento ao cliente.

– Atenção aos detalhes: investimento na análise e na precisão na confecção do projeto ou satisfação do cliente.

– Competitividade: ênfase em outros mercados, no que a concorrência está oferecendo. 

Alguns fatores podem fazer com que a cultura organizacional da empresa seja eficaz. São eles:

Incentivar a comunicação (ainda que remota)

– Evite que os colaboradores se sintam excluídos, esquecidos ou fora do círculo de contatos da empresa

Reconhecer o esforço da equipe

Um elogio bem feito vale mais do que aumento de salário, às vezes. 

Fornecer dicas de gerenciamento do tempo

– Crie uma plataforma de comunicação e incentive os colaboradores a dar dicas sobre administração do tempo.

Reforçar a cultura da empresa

– Sempre que tiver oportunidade, enfatize como funciona a organização, promova jogos, happy hours, mesmo no formato on-line.

Como se vê, a cultura organizacional não pode ser um enigma, um mistério que poucas pessoas sabem o que é. Ela precisa ser exposta, transparente e clara dentro e fora da empresa, para que os colaboradores formem equipes sólidas, coerentes e afeitas ao objetivo de crescimento da organização. 

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