Desafio de líderes – Como designar as atividades certas para perfis certos?

Compartilhar postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O papel dos líderes dentro das organizações atualmente tem exigido um número cada vez maior de habilidades de gestão além das que já conhecemos como a organização, liderança, controle e planejamento. 

Nesse contexto, o líder precisa ser um profissional que desempenha bem não só suas atividades administrativas, mas também, que faça uma boa gestão de pessoas e equipe, e é esse um dos maiores desafios de líderes hoje em dia.

Se você deseja se desenvolver como Líder Genial e exercer uma gestão por competências eficaz, é necessário estar atento ao seu próprio perfil de liderança, e aos diferentes perfis existentes dentro do seu time.

Interessante? Nos acompanhe na leitura! 

  • O que é gestão por competências?

A gestão por competências é um dos aspectos da gestão de pessoas que busca gerir equipes de colaboradores com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes de cada indivíduo.

Cada indivíduo possui um nível de conhecimento (técnico / nível de formação), de habilidade (capacidade de fazer / saber fazer) e de atitude (comportamentos / características individuais).

Na gestão por competências cabe, em grande parte ao líder, identificar nos perfis individuais o conhecimento / habilidade / atitude, e explorar cada característica alinhada com a necessidade da organização.

Apesar de parecer um grande desafio, líderes que buscam desenvolver equipes de alta performance não estão sozinhos. Empresas que adotam um sistema de gestão por competências envolvem toda a sua estrutura organizacional como RH, corpo diretivo, e afins, nessa mesma linha de atuação.

  • Como designar as atividades certas para perfis certos?

Agora chegamos ao ponto principal da questão, como um líder deve designar as demandas de sua área de forma que cada colaborador desenvolva aquilo ao qual ele possui maior preparo para executar?

Pois bem, essa é uma pergunta comum e aqui vamos apresentar alguns elementos que facilitarão a resposta.

– Conheça o seu time

É importante que o líder conheça a fundo as características que envolvem a gestão por competências que falamos no tópico anterior (conhecimento / habilidade / atitude), os perfis comportamentais dentro da equipe são distintos, então o líder precisa reconhecer cada um no momento de delegar um projeto, por exemplo.

Somente quando o líder reconhece os talentos e pontos de convergência do seu time, ele consegue, de fato, explorar o máximo potencial de cada colaborador.

– Acompanhe o desempenho de forma individual

Acompanhar o desempenho individual de cada colaborador é necessário para que o líder entenda como o trabalho está sendo feito, e aqui iremos sugerir que esse acompanhamento seja efetuado de forma mais ampla.

Acompanhe seus liderados no desempenho de suas atividades e avalie, por exemplo, a capacidade de cada colaborador em cumprir prazos, aquele colaborador que possui maior conhecimento técnico em determinada ferramenta ou processo, o colaborador que possui maior resiliência, e assim por diante.

Dessa forma você conseguirá traçar os perfis comportamentais de sua equipe, e irá reunir elementos para também delegar tarefas com maior assertividade.

– Delegue

Um item importante dentro da gestão de competências é delegar tarefas de acordo com o conhecimento / habilidade / atitude de cada colaborador.

Entendemos que cada indivíduo possui seu conjunto de habilidades e também os pontos de atenção, aqui nesse tópico é necessário que o líder avalie de forma imparcial sua equipe, e defina qual colaborador possui o conjunto de características ideais para desenvolver determinada tarefa.

Delegar tarefas requer planejamento por parte do líder, se um colaborador é expert em determinado software, entende-se que ele seja o candidato ideal para conduzir um projeto dentro dessa ferramenta, porém se ele não possui atitudes como iniciativa e flexibilidade, talvez o resultado do projeto seja impactado pela falta dessas características.

Nesse caso então, talvez seja interessante dividir tarefas, ou delegar o projeto a outro colaborador.

– Autoconhecimento

Além de conhecer o seu time, para um líder, é essencial que ele também tenha desenvolvido o autoconhecimento e a autoconsciência. Estas são características fundamentais dos líderes de maior performance.

Eles reconhecem suas principais preferências comportamentais, seus reais motivadores para o engajamento, e tem consciência de como entregam seus melhores talentos. Assim, influenciam e inspiram de forma natural seus liderados, encontram pontos de convergência com a equipe e serão autênticos ao desenvolver sua liderança.

Essa análise crítica e metodologia de gestão são necessárias para que a equipe ganhe produtividade, pois se cada colaborador receber tarefas que consiga desempenhar com excelência, os resultados refletirão em toda a organização.

Gestão por competência é assunto amplo, quer saber mais? Acompanhe nosso site, ou se preferir pode entrar em contato conosco e podemos bater um papo sobre o tema.

Inscreva-se para a nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo sobre gestão de pessoas

Assuntos relacionados

Open chat
X