Ferramenta cientificamente testada

Jay Niblick, PHD pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), CEO e Fundador da Innermetrix Inc., pesquisou durante 7 anos mais de 197.000 pessoas em 23 países ao redor do globo. Avaliando e questionando a todos sobre seus níveis de performance, ele chegou à conclusão de que as pessoas que eram Geniais em suas entregas, tinham duas características em comum: AUTOCONSCIÊNCIA e AUTENTICIDADE.

Em seu mais recente livro intitulado: "What´s Your Genius?" (Qual é o seu Gênio? - em português) ele descreve a pesquisa acima. E baseado neste livro, ele elaborou o presente artigo.

"What´s Your Genius? Como é o melhor PENSAMENTO PARA O SUCESSO.

Alguma vez você já teve aquela aula na escola em que, por mais que você tentasse, parece nunca ter conseguido aprender? Não importa o quanto você tenha estudado; não importa o quanto você trabalhasse, os resultados nunca pareciam chegar facilmente, se é que eram fáceis. Mesmo se você fizesse seu melhor, sempre era uma luta? Mas, se você é como a maioria das pessoas, havia também outra aula em que o exato oposto era verdadeiro e as coisas chegavam a você quase sem esforço. Todo o conceito fazia sentido e você alcançava maior sucesso com mais naturalidade e menos esforço.

Uma razão para isso é porque cada um de nós tem certos talentos inatos para pensar e tomar decisões. Esses talentos naturais do pensamento nos permitem ver alguns aspectos da realidade de forma muito clara, enquanto filtramos outros aspectos quase completamente. Por exemplo, algumas pessoas naturalmente enxergam o quadro geral com muita facilidade (o talento para o pensamento estratégico) ou intuitivamente entendem como as várias partes trabalham juntas (o talento para a habilidade integrativa), enquanto outras compreendem problemas complexos como uma segunda natureza (o talento para resolução de problemas).

Nossos talentos do pensamento e estilos de tomada de decisão compreendem o cerne de quem somos. Eles nos tornam os indivíduos únicos que vemos no espelho a cada manhã e possuem o maior potencial para oferecer nossos maiores níveis de desempenho e sucesso.

As evidências científicas mais recentes argumentam que esses estilos de tomada de decisão estão enraizados em quem somos, tanto pela nossa genética quanto pelas experiências iniciais da vida. Como resultado, enquanto esses talentos pensantes podem mudar e se desenvolver ao longo de nossas vidas, essas não são coisas que você pode desenvolver através de exercícios de treinamento ou esforço na vida adulta. Se o seu trabalho (ou aula) depende muito de um talento cognitivo que você não possui, ou se não se alinha bem com os talentos do pensamento que você possui, você está em apuros. Você sempre será aquele aluno sentado na aula difícil, trabalhando mais do que qualquer outra pessoa, mas ainda assim, obtendo menos sucesso.

A sabedoria convencional, no entanto, argumentaria que você deveria fazer exatamente isso. A visão tradicional de auto-aperfeiçoamento diz que é bom se tornar bem desenvolvido em uma ampla variedade de áreas e identificar suas fraquezas para que você possa consertá-las e transformá-las em pontos fortes. Infelizmente, a sabedoria convencional, que este livro (What´s Your Genius?) irá desafiar, é baseada em princípios consagrados pelo tempo. E o problema com tais princípios é que eles podem se tornar sujeitos a menos e menos consideração ao longo do tempo. Eventualmente, tal "sabedoria" torna-se parte de uma norma que não é questionada, tornando-se aceita sem questionamentos - mesmo quando está errada.

What´s Your Genius? é o resultado de sete anos de pesquisa sobre o que impulsiona o desempenho individual e excelência, onde observamos mais de 197.000 pessoas - incluindo algumas das pessoas mais bem sucedidas em uma ampla variedade de campos - para ver se pudéssemos identificar fatores comuns presentes apenas entre os melhores desempenhos. O estudo separou o desempenho em cinco níveis, com o quinto nível sendo o pico absoluto de desempenho ou o que chamamos de “Gênio”. Portanto, este não é um livro sobre como aumentar sua inteligência; é um livro sobre como ajudar alguém a atingir níveis máximos de desempenho sendo fiel aos seus talentos do pensamento natural; seu próprio "melhor caminho" (ou seja, seu gênio).

O que o estudo revelou é que as pessoas mais bem sucedidas não seguem a sabedoria convencional. Eles entendem que seus talentos naturais são fixos e, portanto, eles não gastam suas vidas tentando mudar seus talentos do pensamento natural em vão. Eles entendem que são quem são e, em vez de desperdiçar grandes quantidades de energia tentando se tornar algo que não são, investem essa energia na tentativa de aplicar melhor os talentos naturais que já possuem. Para citar um especialista no campo, o Dr. Robert Hartman, o melhor desempenho de hoje, “Pare de tentar colocar o que Deus deixou de fora, e trabalhe com o que Ele colocou”.

A mensagem não é que você não tenha que trabalhar duro para ter sucesso. Não é que você não deva continuamente tentar expandir e crescer também. Aprender quais são os seus talentos do pensamento natural e aprender como utilizá-los para o resultado máximo é bastante difícil. A mensagem deste livro é que há uma diferença entre trabalhar duro no escuro e trabalhar duro à luz ... A luz plena da consciência para o que e quem você é e como melhor aproveitar isso para o sucesso ideal.

O Dr. Marshall Goldsmith, um dos gênios entrevistados na pesquisa, diz que, quando se trata de continuar a desenvolver e aperfeiçoar-se, “eu constantemente tento refinar as forças que tenho, mas isso não significa que eu tento desenvolver coisas que eu já não tenho. Um perigo na mensagem de apenas [virar à direita] para focar nos pontos fortes é que as pessoas podem perceber que isso significa que eles não precisam melhorar de forma alguma. Em vez de seus talentos naturais, eles devem sempre melhorar. A chave é encontrar um papel que depende principalmente do que você faz bem, então continue a melhorar ainda mais através da prática, conscientização, conhecimento adquirido e experiência." Marshall prossegue dizendo: “Há muitas coisas que fedem ao fazê-las. Eu apenas me certifico de não ter que fazê-las para ter sucesso."

Para ter sucesso hoje, você deve encontrar sua melhor maneira de fazer as coisas, porque realmente nos conhecemos; quando somos completamente autênticos para nossos talentos do pensamento natural; quando criamos metas e objetivos que alimentam esses talentos, uma energia quase mística aparece no que estamos fazendo. As estrelas parecem se alinhar e, como disse Basil King, "forças poderosas nos ajudam".

No final, não se trata de consertar quem somos, mas sim de confiar em quem estamos sendo, deixando nossos talentos naturais fazerem as coisas. Naquele momento - onde todos os nossos talentos estão perfeitamente alinhados com o que estamos fazendo - qualquer um realmente pode se tornar um gênio." By Jay Niblick

Conheça nosso EAD
×
Olá, seja bem-vindo(a) ao nosso site, se surgir alguma dúvida, fale conosco rapidamente pelo WhatsApp.
X