fbpx

O que é DHO: principais pilares e vantagens

Compartilhar postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O termo Desenvolvimento Humano Organizacional é uma estratégia própria para empresas que pretendem melhorar o relacionamento com a equipe. Saiba mais! 


Você sabe o que significa a sigla DHO? O termo – Desenvolvimento Humano Organizacional – caracteriza um conjunto de ações que tem como objetivo contribuir com a valorização dos colaboradores, além do aperfeiçoamento das competências individuais.

Extremamente relevante para as empresas, o DHO é uma estratégia própria para quem busca melhorar o relacionamento com a equipe, estimulando aspectos como valorização, pertencimento e engajamento.

A abordagem é humanizada e busca ir além de quesitos profissionais, levando em consideração características psicossociais e emocionais de cada pessoa.

É fundamental que o ambiente de trabalho ofereça condições adequadas para que os colaboradores da empresa tenham – além de equipamentos e ferramentas necessários para executar suas funções – autonomia sobre suas ideias e sentimentos, e, por isso, sejam respeitados como profissionais.


O DHO nas organizações


Se antes o departamento de Recursos Humanos das empresas exercia um trabalho mais braçal – com foco em processos de administração pessoal e de recrutamento – nos últimos anos, com a crescente necessidade de um RH mais estratégico dentro das empresas, o setor atravessa um momento de posicionamento com o objetivo de exercer suas funções de maneira mais assertiva.

O trabalho conjunto de vários profissionais que integram o corpo de funcionários das empresas é apontado por líderes capazes de pensar crítica e estrategicamente como um dos responsáveis pela eficácia dos resultados alcançados e dos objetivos cumpridos.

Sabendo disso, cabe aos líderes valorizar seus colaboradores visando o crescimento de toda a organização. Prova disso é a preocupação de determinados grupos em fortalecer o vínculo entre empresa e profissional, gerando, assim, a sensação de pertencimento.

Por esse motivo, muitas organizações optam por ter uma área exclusivamente destinada ao DHO e focada em estimular o desenvolvimento da equipe, seguindo, claro, as missões e valores propostos pela empresa.

Mas quais são os pilares para desenvolver pessoas e equipes?

Plano de carreira e pacote de benefícios

Além de oferecer remunerações que correspondam à responsabilidade do cargo, é importante que a empresa tenha um plano de carreira consistente, para que os colaboradores tenham em mente a importância do crescimento dentro da empresa. 


Programa de treinamento

As plataformas de educação a distância têm se mostrado fortes ferramentas para o desenvolvimento de competências relevantes e para a construção de equipes cada vez mais qualificadas.

Atividades que envolvam games e recursos semelhantes permitem também a interação entre os participantes, incentivando a participação de todos.

Gerenciamento de competências

Ao investir em treinamento e desenvolvimento, a empresa precisa concentrar esforços na gestão de competências. São elas: as competências essenciais para a empresa, as que os colaboradores possuem e as que ainda precisam ser desenvolvidas. 

Experiência do colaborador


As experiências vivenciadas pelo colaborador estão intimamente relacionadas à sua satisfação/insatisfação na empresa. Por isso, é importante que as práticas de DHO estejam em sintonia com a retenção de talentos e construção de um ambiente de trabalho agradável e produtivo. 

Quais são os benefícios do DHO nas empresas?

O Departamento Humano Organizacional tem um papel importante ao ouvir lideranças e liderados para, posteriormente, analisar, de forma estratégica, as informações recebidas e o clima organizacional como um todo. 

Ao contrário de uma abordagem exclusivamente econômica, em que o foco são os recursos e a renda que os funcionários podem gerar, o DHO atua na formação de profissionais por meio do desenvolvimento humano. O objetivo é olhar diretamente para as pessoas, para as oportunidades que lhes são dadas e para as capacidades/competências que todos têm.

Entre as vantagens de um DHO forte estão:

  • Identificação de falhas
  • Avaliação de habilidades
  • Disseminação de conhecimento
  • Aumento da produtividade dos profissionais
  • Ambiente aberto a feedbacks
  • Melhora do nível de satisfação dos colaboradores
  • Crescimento da empresa
  • Fortalecimento da cultura organizacional
  • Atração de novos talentos
  • Mais rentabilidade para a empresa
  • Sensação de pertencimento
  • Desenvolvimento e capacitação dos profissionais
  • Redução de turnover (rotatividade)

A partir do que foi dito acima, vale destacar que o desenvolvimento humano organizacional pode ser aplicado em diversas áreas – tanto na vida pessoal quanto profissional. Basta entender que, como todo processo, este também leva tempo, mas, quando ocorre, gera resultados positivos e certeiros.  

Inscreva-se para a nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo sobre gestão de pessoas

Assuntos relacionados