People Analytics: como melhorar a tomada de decisão utilizando cruzamento de dados

Compartilhar postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você já ouviu falar em People Analytics? Para ajudarmos na compreensão deste novo termo, trouxemos esse artigo para que você possa conhecer essa metodologia que permite maior efetividade para as organizações atuarem na gestão de pessoas.

Além disso, o People Analytics afeta diretamente a estratégia da empresa, pois quando falamos de gerir pessoas estamos falando de produtividade, plano de carreira, engajamento e muito mais.

Nos acompanhe nessa leitura e saiba mais sobre o processo de People Analytics.

O que é o People Analytics

O termo People Analytics vem da expressão análise de pessoas. Seu objetivo é coletar, organizar e permitir a análise de dados relacionados ao comportamento dos colaboradores de uma organização.

O uso do People Analytics não possui um princípio de espionagem, mas sim permitir que gestores tenham maiores dados no momento da tomada de decisão.

O People Analytics não é importante apenas para as organizações, na verdade, a utilização dessa metodologia refletirá diretamente no próprio colaborador, isso porque o People Analytics é eficiente em mapear e identificar o nível de engajamento, produtividade e mesmo felicidade daquele colaborador.

A partir daí, é possível implementar ações para ajustar o quadro desse colaborador permitindo que ele possa atuar de forma a explorar todo o seu potencial.

Vantagens de se utilizar o People Analytics

O People Analytics, como uma metodologia de coleta e organização de dados, permite que as organizações compreendam o comportamento de seus colaboradores. É possível identificar dados que demonstrem quais estímulos deixam os colaboradores mais criativos, por exemplo, ou até mesmo mais felizes.

Além disso, a metodologia permite a criação de um plano de carreira realístico junto ao colaborador com base em suas próprias preferências.

A empresa também ganha mais assertividade na tomada de decisões importantes como contratação ou desligamento de colaboradores, assim como movimentações estratégicas e promoções dentro da organização.

Cruzamento de dados por meio do People Analytics

As diversas informações captadas pelo People Analytics devem ser compiladas para que se chegue a um resumo de dados relevante.

Algumas ferramentas como o Big Data (que capta grande volumes de dados de fontes diversas) podem contribuir diretamente para o levantamento de informações necessárias para o People Analytics.

Além de permitir uma gestão de pessoas mais eficiente, o People Analytics também contribui com o desenvolvimento do negócio, pois através do cruzamento de dados a empresa pode tomar decisões em todo o seu âmbito corporativo de forma mais estratégica.

Utilizando o People Analytics para otimizar a gestão de pessoas

Apesar de ser uma metodologia, o People Analytics acaba se tornando uma importante ferramenta para otimização da gestão de pessoas dentro de uma organização.

Isso porque o People Analytics permite que a empresa perceba o que gera maior motivação em seus colaboradores, e com isso trabalhe nesse ponto para manter sempre um bom nível de motivação entre os mesmos.

O People Analytics permite também acompanhar a performance dos colaboradores, que impacta diretamente na produtividade da empresa como um todo, a partir daí se houver ajustes a serem feitos a gestão da organização conseguirá fazê-los de forma muito mais estratégica.

Até no momento da contratação de novos colaboradores o People Analytics exerce o seu papel, isso porque o mapeamento e cruzamento de dados permitirá que o perfil de cada candidato seja avaliado de forma ampla, identificando de fato aquele candidato que possua o perfil adequado para a vaga.

O conceito de People Analytics é amplo, assim como sua aplicabilidade em uma organização.

Se você gostou desse novo conceito e deseja saber mais informações entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento!

Inscreva-se para a nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo sobre gestão de pessoas

Assuntos relacionados

Artigos Educativos

Como aumentar sua produtividade em 2020

Chegou a hora de dar a adeus a procrastinação e alcançar níveis geniais de produtividade em 2020. Se tornar-se mais produtivo e utilizar seu tempo

Open chat
X