Por que inteligência emocional é importante para os negócios?

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Nossas emoções surgem em decorrência dos estímulos que recebemos do ambiente a nossa volta e, essas emoções, afetam diretamente em nossa personalidade e na forma como lidamos com situações adversas, tanto no âmbito profissional como pessoal.

A Inteligência emocional é a capacidade de administrar essas emoções, processando os sentimentos que surgem em decorrência delas, desenvolvendo um controle emocional sobre si mesmo.

Quer descobrir por que a inteligência emocional é importante para os negócios? Então nos acompanhe nos tópicos a seguir

Conceito de Inteligência Emocional

Como falamos anteriormente a inteligência emocional consiste na habilidade de controle e coordenação de suas próprias emoções, além da facilidade de percepção das emoções dos indivíduos que nos rodeiam.

Quando conhecemos e controlamos nossas emoções e a forma como reagimos as emoções alheias, podemos dizer que desenvolvemos a inteligência emocional.

Inteligência emocional no trabalho

Essa é uma habilidade importante no mundo dos negócios.

Pessoas que desenvolvem a inteligência emocional desenvolvem também competências como resiliência, capacidade de trabalhar sob pressão, tenacidade, além de serem profissionais mais flexíveis.

Um profissional com essas habilidades e competências é, certamente, um profissional mais preparado para lidar com os conflitos que surgem no meio corporativo, com maior empatia e isso refletirá em resultados positivos no trabalho como maior produtividade, objetividade e eficácia.  

Impactos profissionais da Inteligência emocional

Os impactos profissionais da inteligência emocional são muito positivos. A inteligência emocional leva o indivíduo a desenvolver, além das competências que já citamos aqui, uma maior maturidade, e a maturidade emocional chega a ser tão importante quanto a experiência técnica, pois habilidades técnicas podem facilmente ser desenvolvidas ao longo do tempo, já o processo de inteligência emocional leva mais tempo e trabalho para obter algum progresso.

Para que possamos perceber o quanto a inteligência emocional pode afetar positivamente cada indivíduo no âmbito profissional listamos algumas situações / problema em que o uso da inteligência emocional é necessário.

– Resolução de Conflitos

A tendência natural em qualquer conflito é que nos mantenhamos na defensiva para defender nosso ponto de vista.

Imagine o seguinte, a alta gestão da empresa solicitou uma apresentação de resultados com os indicadores da sua área, seu gestor delegou essa demanda a você, e você solicitou o apoio de um colega.

Pois bem, finalizado o trabalho, alguns números apresentados a diretoria estavam incorretos, a gestão automaticamente o questionará sobre os números incorretos.

Como dissemos, a nossa tendência natural é agir na defensiva e culpar ou terceirizar parte da culpa para outro (no caso o colega que nos apoiou no levantamento dos números).

Nessa situação / problema a inteligência emocional irá auxiliá-lo a reagir de forma racional, consciente e profissional, entendendo que ocorreu um erro, e que o mesmo deve ser corrigido.

O que geralmente acontece quando não se há inteligência emocional é o desenvolvimento de um sentimento de culpa, incompetência ou ainda o vitimismo, que é prejudicial para o profissional e afeta diretamente sua produtividade impactando também a organização.

– Gestão das emoções

Como o próprio nome diz a inteligência emocional são emoções compreendidas com inteligência.

Mas falando de forma prática a inteligência emocional tornará o ambiente profissional mais saudável e consequentemente produtivo.

Por exemplo, um colaborador com tendência a uma visão pessimista das situações ocorridas, que sempre enxerga dificuldades na resolução dos problemas, que apresenta certa resistência a mudanças além de influenciar negativamente (mesmo que de forma involuntária) os demais colegas, quando desenvolve a inteligência emocional passará a bloquear essa tendência pessimista, tentando enxergar um lago positivo em cada circunstância e agindo com uma atitude mais proativa.

Afinal por que a inteligência emocional é importante para os negócios?

A rotina profissional envolve questões como rápida tomada de decisões, trabalho sob pressão, mercado instável, cobrança por resultados, enfim, circunstâncias que podem facilmente gerar um desequilíbrio emocional, além de questões mais sérias como estresse.

A inteligência emocional ajudará o profissional a manter o equilíbrio e foco no que de fato trará resultados positivos para o seu trabalho, mantendo também a sua mente saudável.

Quer saber mais sobre inteligência emocional? Confira maiores informações sobre o tema em nosso site.

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