Processos de Coaching: 10 dicas para ter mais resultados nas vendas

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O coaching vem ganhando grande destaque no cenário corporativo nos últimos anos. Isso vem ocorrendo porque as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de estarem melhor preparadas para os desafios e oportunidades que suas carreiras podem proporcionar.

A competência de um coach é indiscutível, já que o exercício desse papel é precedido de muito preparo e estudos, mas isso não quer dizer que o coach domine todos os conhecimentos ou habilidades que permeiam o mundo corporativo.

Um exemplo disso é o desafio enfrentado por muitos profissionais de coaching em efetuar vendas, fechando novos contratos.

Nesse artigo vamos trazer 10 dicas eficientes para auxiliar o coach a vender o processo de Coaching aos seus clientes, vamos lá?!

10 dicas para ter mais resultados nas vendas

Assim como qualquer vendedor que oferta seus produtos e serviços aos clientes, o coach precisa ter noções claras de algumas estratégias comerciais para obter êxito em suas negociações.

Abaixo listamos 10 dicas que vão ajudá-lo a identificar os principais pontos a serem aplicados no seu processo de vendas.

  • 1º Dica – Estabeleça seu público alvo

É essencial estabelecer qual o seu público alvo de atuação, ou seja, quais clientes você quer atrair, deseja atender ou se especializou para atender.

Muitas pessoas buscam a mentoria de um coach para fins profissionais, outros para fins pessoais, acadêmicos, empreendedorismo, enfim, é importante que seu cliente perceba que você é especialista no que ele procura.

  • 2º Dica – Estratégia de Marketing Digital

Utilize estratégias de marketing digital para evidenciar seus serviços ao seu público alvo, você pode utilizar as redes sociais como um meio de ser visto por seus potenciais clientes.

Divulgue informações relevantes que atraiam a atenção das pessoas a querer saber mais sobre o seu trabalho.

  • 3º Dica – Faça Entrevistas

Antes de fechar com qualquer cliente faça uma entrevista, e diga ao seu cliente que ele estará sendo entrevistado, fazer isso é importante para que o coachee veja a seriedade do seu trabalho, e entenda que o processo de coaching que você oferece não é como ir a uma loja escolher por uma roupa, pagar e começar a usar.

O coachee precisa entender que ele deve ser elegível pelo coach, isso irá transmitir uma mensagem de exclusividade ao seu cliente muito valiosa.

  • 4º Dica – Formalize suas Propostas

Essa é uma das dicas mais importantes, o coach deve formalizar todas as suas propostas de forma escrita, não é apenas encaminhar um e-mail com valores redigidos, é enviar a sua proposta em anexo, com todo o seu formato de trabalho, com tudo o que contempla o seu processo de coaching, forma de pagamento e etc.

Além disso, estabeleça um prazo de validade para essa proposta e informe ao seu potencial cliente sobre. Isso é importante para que ele saiba que seu tempo é valorizado.

  • 5º Dica – Esclareça todas as dúvidas do coachee

Como falamos na 3º Dica é necessário que o coach submeta o coachee a uma entrevista, porém talvez nessa ocasião não seja possível detalhar todos os pontos do processo de coaching.

Então, é importante garantir que todas as dúvidas do coachee sejam esclarecidas, assim ele se sentirá mais seguro e inclinado a fechar um contrato com você.

  • 6º Dica – Trabalhe com Indicações

O processo de coaching é transformador na vida do coachee, e certamente ele finalizará esse ciclo ansioso por compartilhar todas as vivências que experimentou durante o tempo que esteve em sessões com você.

Por isso, estimule os seus coachees a indicarem os seus serviços para pessoas que eles desejam que vivenciem essas experiências e transformações.

Com certeza seu coachee irá indica-lo, e dessa forma auxiliá-lo a vender processo de coaching.

  • 7º Dica – Cuide de sua Reputação

Nesse mercado, a credibilidade do coach é essencial para o seu sucesso, por isso deve-se usar sempre de ética, clareza e transparência junto ao seu coachee.

Entenda a limitação do seu cliente (por isso a importância da entrevista) para que você não caia no engano de fazer promessas que não estão ao seu alcance e acabar gerando uma frustração nesse coachee.

Lembre-se que apesar de tudo esse é um mercado pequeno e você não quer ser lembrado negativamente por seus coachees.

  • 8º Dica – Esteja engajado com seus potenciais clientes

Demonstre interesse genuíno em ajudar as pessoas que procurarem você para obter mais informações sobre seu trabalho de coach.

Mesmo que ainda não sejam seus clientes, o seu interesse em apoiá-los irá demonstrar a eles o seu comprometimento com o processo, afinal de contas eles ainda não são seus clientes, mas se você já dedica atenção a eles, imagina depois do contrato fechado! É isso que eles precisam enxergar em você e é isso que o levará a vender processo de coaching.

  • 9º Dica – Flexibilize as condições para a contratação de sessões extras

Se seu cliente contratou um determinado número de sessões e deseja ao final do processo contratar algumas sessões extras, flexibilize essa contratação, não pressione seu coachee a ter que fechar um novo pacote ou algo do tipo, lembre-se que o sucesso da experiência dele o fará um promotor do seu trabalho.

  • 10º Dica – Utilize Ferramentas de Análise de Perfil

A utilização de ferramentas de análise de perfil irá agregar muito valor ao seu processo de coaching. Isso porque você conseguirá mapear de forma mais rápida e objetiva o perfil comportamental do seu coachee, trazendo informações relevantes e com bases científicas. E a partir daí, trabalhar nas iniciativas de acordo com os objetivos do seu cliente.

Além de ganhar tempo e eficiência, o uso desse tipo de ferramenta gerará ainda mais credibilidade junto ao seu coachee.

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