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Quais são as principais características de um líder?

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Um líder pode ser um chefe, mas nem todo chefe é um líder. Sabe por quê?

Muitas pessoas associam a função de líder a quem comanda a empresa, mas é preciso muito mais do que uma posição no alto escalão da corporação para alguém conseguir o título de líder.

Na verdade, o líder não precisa de um cargo de poder. Pode ser um funcionário do RH que está sempre se destacando ou uma funcionária da contabilidade que tem um jeito único de lidar com a equipe.

O líder é alguém que vai cuidar dos interesses do grupo, mantendo a equipe motivada, servindo de apoio e inspiração no dia a dia. Liderança também é sobre manter a ordem, criar estratégias e tomar decisões difíceis quando necessário, mas sempre considerando o melhor para seu time. 

 

O que é liderança?

Liderança é mais do que designar o que cada um vai fazer dentro do ambiente corporativo, é também sobre guiar seus colaboradores e ajudá-los a atingir o seu melhor para que a empresa também alcance o potencial máximo.

Um estudo realizado pela universidade de Harvard em parceria com o Hay Group, apontou que entre os 95 mil líderes de 49 Países da pesquisa, uma média de 50% promove um clima de desmotivação no ambiente de trabalho. No Brasil, com mais de 3 mil entrevistados, cerca de 63% dos líderes criam um clima desfavorável.

Uma boa liderança não precisa impor medo para passar autoridade e criar uma relação pautada por respeito é uma das formas que líderes vêm encontrando para diminuir os números apontados por esta pesquisa.

 

Quem pode ser um líder?

Apesar de algumas pessoas terem maior naturalidade para a liderança, liderar também é algo que pode ser aprendido.

Então, qualquer pessoa que tenha iniciativa e vontade pode se tornar um grande líder, se trabalhar para reforçar as características que são os pontos chaves para este papel.

Portanto, para descobrir se você ou alguém da sua empresa tem potencial de se tornar um grande líder, confira as características abaixo e veja quantas delas se encaixam no perfil.

 

Quais são as características de um líder?

 

Ser um bom comunicador

Um bom líder precisa saber dialogar com as pessoas. Até porque, seu papel na empresa é lidar com diversos grupos, passar informações, tirar dúvidas, gerar feedbacks, ministrar reuniões e outras diversas tarefas que envolvam falar com a equipe ou com o cliente.

Por isso, objetividade e clareza são essenciais para que a comunicação seja pontual e tudo seja esclarecido, não deixando brechas para mal entendidos. 

 

É inspirador

Sabe aquelas pessoas que têm um dom com palavras que deixam o público encantado com poucas frases? Um bom líder geralmente consegue causar esse impacto.

Para manter a equipe motivada, é importante ter discursos encorajadores e ajudar os colaboradores a enxergar o que podem alcançar com trabalho e dedicação. Afinal, em dias difíceis, algumas palavras inspiradoras podem ajudá-los a retomar o rumo.

Mas inspirar seus colaboradores vai muito além de palavras. É importante dar exemplo e agir como você espera que seus liderados se comportem. Sempre com integridade, atitude, ética e respeito. 

 

Ser transparente

Para que os colaboradores estejam sempre se desenvolvendo, é responsabilidade do líder manter a equipe a par de feedbacks e críticas construtivas que possam ajudar seus liderados a evoluírem ainda mais.

Dar esse feedback é importante para alinhar questões que podem ser melhoradas e apresentar pontos que devem ser levados em consideração. No entanto, aproveite sempre para reconhecer os esforços de seu colaborador!

Não poupe elogios quando ele merecer. Reforçar os pontos positivos é ainda mais importante do que frisar erros. 

 

Conhecer a equipe

Um bom líder precisa conhecer seu time, saber seus pontos fracos e fortes, além do que o motiva. Dessa forma, ele pode traçar estratégias e um planejamento para que todos sejam colocados em projetos que dialoguem com seus potenciais, para que todos estejam alocados onde se desenvolvem melhor, tornando-se mais produtivos.

 

Ter inteligência emocional

Gerir pessoas e crises não é um trabalho fácil, portanto, saber gerenciar as próprias emoções é fundamental para um bom líder.

É importante que, ao ser posto diante de situações difíceis, um líder consiga controlar os danos sem afetar a equipe com comportamentos hostis, gritos e discussões. Esse tipo de comportamento prejudica o time como um todo, além de passar uma péssima imagem para seus liderados.

Essas são apenas algumas das características que determinam um grande líder, então saiba identificá-las. Conheça nossas ferramentas e saiba como podemos ajudar você a explorar o potencial dos profissionais de sua empresa.

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