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Você é um profissional altruísta?

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Adjetivo cada vez mais utilizado no dia a dia – seja nas relações pessoais, familiares ou profissionais – o altruísmo está ligado a determinados comportamentos, como: ausência de egoísmo, ou seja, ao espírito de solidariedade, amor ao próximo sem esperar nada em troca, ao desejo de bem-estar dos pares e à filantropia (voluntariado). 

Abdicar-se dos interesses particulares se aplica também ao ambiente do trabalho, mais especificamente para quem tem um perfil inovador e/ou empreendedor.

No entanto, no mundo atual, é importante mostrar-se desinteressado, mas não a ponto de deixar de  valorizar o autoconhecimento e, consequentemente, de se valorizar. 

Diante de uma emergência real dentro de um avião, sabe aquela história de que você tem que primeiro colocar o oxigênio em você para depois poder salvar os outros? Pois é. Não adianta você pensar o tempo todo no próximo e se esquecer de si mesmo, dos seus sonhos e objetivos de vida. 

Competências relacionadas ao altruísmo

Pensando nisso, listamos abaixo 5 competências altruístas importantes para quem pretende lidar com este aspecto no ambiente profissional. Vamos a elas:

Solidariedade

O profissional solidário – por meio de atos e ações – se manifesta, a partir da ajuda e cooperação com os colegas. Em se tratando do ambiente laboral, duas ou mais pessoas estabelecem uma relação de interdependência, em que dividem entre si as responsabilidades de uma empresa ou negócio.

Carisma

É aquela pessoa que tem ‘borogodó’. Além de despertar a simpatia nas pessoas, a pessoa carismática se preocupa com os colegas, em compartilhar conhecimento e experiências profissionais. Geralmente, o carismático exercita a proatividade, sempre respeitando a individualidade do outro.

Empatia

Termo muito utilizado atualmente, a empatia identifica a pessoa que se coloca no lugar do outro. O objetivo é tentar compreendê-la a partir das próprias impressões e dar suporte nas adversidades. 

Gentileza

Sentimento de fineza e/ou delicadeza para com o próximo – seja a partir de gestos, ações ou atitudes. Uma pessoa gentil geralmente desperta empatia pelos atos positivos.

Simpatia     

Afinidade entre pessoas que sentem e pensam de forma semelhante, a simpatia é a relação que gera uma impressão agradável de forma espontânea. É um estado afetivo, uma espécie de disposição favorável entre pessoas, mesmo que elas não tenham um nível elevado de intimidade.

Altruísmo corporativo

Esse termo tem um conceito maior do que o simples altruísmo. Refere-se à empatia, carisma, responsabilidade e solidariedade da empresa com seus colaboradores, consumidores, stakeholders e clientes. 

Enfim, o altruísmo pode proporcionar uma série de benefícios às organizações e seus funcionários, incentivando um ambiente de colaboração, cocriação e cooperação mútua. Além disso, pode potencializar movimentos inovadores – fundamentais à sobrevivência, ao crescimento organizacional da empresa e à satisfação de seus colaboradores tanto interna quanto externamente. 

Conheça a ferramenta da Innermetrix

O Attribute Index é uma ferramenta que mede atributos ou habilidades/competências organizacionais das pessoas nos mundos externo (empatia, pensamento prático e julgamento de sistemas) e interno (autoestima/auto-crença, consciência de função e auto-direção). 

Entre os atributos, estão características como: autoconfiança, diplomacia, persistência, criatividade, senso de pertencimento, ética no trabalho, habilidade de integração e tantas outras habilidades individuais em capacidades relacionadas a negócios.

O objetivo da medição é aumentar a eficiência de cada colaborador, bem como das equipes de uma organização. A plataforma permite avaliar o estilo cognitivo da pessoa em mais de 80 áreas relacionadas aos negócios e é considerada fundamental para encontrar, desenvolver e reter talentos. 

Mais do que uma atitude altruísta, vale destacar que cada vez mais a postura que se busca no mercado contemporâneo dos negócios é a comportamental e refere-se à conduta do profissional e características como flexibilidade na forma de interagir com colegas e parceiros, na maneira de se vestir, de se apresentar ou até mesmo na entonação da voz.

Integridade, inteligência, habilidade para trabalhar sob pressão, em equipe e solucionar questões aparentemente sem solução são credenciais para a ascensão profissional ou conquista de novas oportunidades, independentemente do cargo que se almeja ocupar. 

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